Ferramentas e Recursos para restauração da Alma

 

Passos de Implementação

Passos de Implementação

Depois do Primeiro Treinamento de Restauração

 

A seguir vem uma série de perguntas ou dicas que você precisa responder.  Em qualquer ponto que tiver dúvida, consulte alguém da equipe estadual ou nacional.  Havendo terminado de responder a todos os itens, procure alguém da equipe para dar uma olhada e sua assinatura indicando que seu plano foi aprovado.

1. Coloque os nomes da equipe-em-potencial no gráfico abaixo junto com a informação necessária para cada um, colocando o(a) líder primeiro e seus auxiliares (em potencial) logo depois.  Nas últimas três colunas, dê uma nota de 0 a 10 (com possibilidade de 12).

Nome

Sexo

Idade

Estado Civil

Anos como crente

Apoio do cônjuge

Apoio do pastor

Aceita-ção na igreja

1.

 

 

 

 

 

 

 

2.

 

 

 

 

 

 

 

3.

 

 

 

 

 

 

 

4.

 

 

 

 

 

 

 

5.

 

 

 

 

 

 

 

6.

 

 

 

 

 

 

 

7.

 

 

 

 

 

 

 

8.

 

 

 

 

 

 

 

9.

 

 

 

 

 

 

 

10.

 

 

 

 

 

 

 

 

2. De novo, coloque os nomes da equipe-em-potencial no gráfico abaixo, dando uma nota de 0 a 10 (com possibilidade de 12) quanto aos critérios indicados.   Terminado, coloque a soma para cada pessoa na margem direita.

 

 

Nome

Chamado para a restauração

Habilidade de ouvir a Deus

Habilidade de ouvir às pessoas

Ensinável, aceita correção

Líder

Saúde Emocional

Disponível

Fiel cumpre a palavra

Facilitador

1.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os seguintes passos devem ser feitos saindo do treinamento, se não foram feitos antes.  Nós colocamos em parêntesis possíveis datas limites para que cada passo seja feito; depois de ler todos os passos, deve voltar ao primeiro e colocar sua própria data na margem esquerda.  Pode completar qualquer passo antes da data, mas faça o possível para não ultrapassar a agenda que você definir.

Traga estas páginas a cada encontro mensal de treinamento para verificar seu progresso e quais os seguintes passos.  Coloque um visto na frente de cada item, ao completá-lo.

1. Confirme quem será o(a) líder da equipe.  (Imediatamente! Todos os demais passos dependem deste!).

2. Consiga a aprovação do pastor e/ou ou conselho de liderança da igreja quanto ao projeto.  (28/2)

3. Verifique se seu pastor pode participar do encontro estadual ou do congresso regional, se não participou em março/abril de um Congresso de Restauração.  Se ele não for parte do MAPI, passe informações e datas de encontros MAPI para ele (29/03).

4. Peça para seu pastor (e possivelmente mais um ou dois líderes-chave da igreja) sugerirem nomes para reunir-se como equipe-em-potencial para estudar o livro Introdução à Restauração da Alma (IRA) juntos.  Se o pastor e o/a líder acharem interessante pode haver um convite aberto na igreja, para que os interessados em fazer parte de uma equipe de restauração possam procurar o/a líder, a fim de verificarem esta possibilidade.   (29/03)

5. Defina o horário e local para a equipe-em-potencial se reunir.

6. Procure ter alguém na equipe que possa ser uma ligação direta com o pastor (sua esposa ou um membro da equipe pastoral ou conselho).  Com o passar do tempo, se o ministério de restauração desenvolver-se bem, pode ser que o líder passe a ser parte da equipe pastoral da igreja.  (29/03)

7. Convide essas pessoas para começarem a reunir-se semanalmente por duas horas, possivelmente fazendo isso através de uma carta, para que o convite fique claro e objetivo.  Explique bem que o grupo que está se reunindo é a equipe-em-potencial; ninguém será confirmado como equipe até o final do ano, ainda que começarão a funcionar dessa forma deste o início do segundo semestre. (20/3)

8. Comece a participar dos encontros mensais de treinamento de seu estado, levando toda a equipe e convidando também os líderes da igreja que quiserem saber mais deste ministério.  Existe uma taxa de um salário mínimo por equipe por ano.  (30/3)

9. Comece a reunir-se semanalmente o mais rapidamente possível, estudando o Introdução à Restauração da Alma (IRA), assegurando que cada sessão de duas horas termine com uma hora de grupos de quatro para as pessoas aprofundarem o assunto em relação a suas próprias vidas, compartilharem sobre suas vidas, e na última meia hora, dedicar-se a orar uns pelos outros, baseado no que foi compartilhado (Veja IRA, págs. 15-17; 239-244).  Se começar mais tarde que a primeira semana de abril, planeje um ou dois retiros ou mini-retiros para fazer 2-3 capítulos de uma vez e conseguir terminar antes de agosto.  (7/4)

10. Procure ter uma noite, um mini-retiro e/ou um retiro mais estendido de 2 dias, pelo menos uma vez neste primeiro semestre, possivelmente assistindo e conversando sobre um bom filme relacionado à cura, ou uma comédia bem descontraída, tratando de um ou mais capítulos do livro, e planejando como divulgar e administrar o curso de IRA no segundo semestre (Veja IRA, págs. 235-239).  Alguns bons filmes incluem:

A Ira de Um Anjo (Pesado mas muito profundo sobre o abuso sexual e raiva de uma menina)

Encantador de Cavalos (trauma de acidente e cura de um adolescente)

Melhor é Impossível (Sobre um homem compulsivo/obsessivo e como o amor o muda)

Shine (Pai dominador que acaba com seus filhos em nome do “amor”)

Gênio Indomável (Linguagem pesada, mas vale a pena).

Uma Vida Inesperada (Sobre como o perdão restaura uma família)

 

11. Participe dos seminários que serão oferecidos em maio e agosto, com tema específico.  Consulte seu líder estadual para ter maiores informações. Este seminário é aberto para as nossas equipes em treinamentos e para quem estiver interessado em temas de restauração.

12. Divulgue o curso IRA em junho e julho.  A equipe deve fazer uma lista das pessoas que gostaria de convidar e dividir a lista entre si para fazer convites pessoais aos indicados.

13. Abra o curso IRA na igreja local no início de agosto, encerrando em meados de dezembro.

Defina o horário e local para o grupo se reunir (recomendamos a escola dominical, Tomando o cuidado de cumprir às duas horas de encontro).  Deve ter entre 20-60 participantes.

14. Continue participando dos encontros mensais e dos seminários.

15. Participe do Congresso Nacional no segundo semestre de 2013, solicite a data a coordenação do seu estadofolder e mais informações.

16. Encerrando o curso IRA faça um levantamento das pessoas que gostariam de participar dos grupos de apoio no seguinte ano (15/12).

17. Planeje as atividades do início do próximo ano para atrair mais pessoas e poder começar os grupos de apoio com quarenta ou mais pessoas.  O que tem funcionado bem é o seguinte plano:

A. Janeiro e fevereiro, 2014: Resolvendo conflitos, usando o livro de David Kornfield com esse título. É leve, as pessoas podem faltar e voltar sem problema já que qualquer estudo pode ser bem aproveitado sem precisar saber o que foi tratado nos encontros anteriores.

C. Fevereiro/Março, 2014: Inicie o estudo do Aprofundando a Restauração da Alma. Juntando as turmas que participaram do IRA, do Resolvendo Conflitos, Imensurável Amor de Deus; Limites ou outra atividade REVER.

 

18. Participe em março ou abril (2014) dos encontros estaduais quanto a como abrir os grupos de apoio.  Isto inicia o treinamento de 09 a 11 dias para segundo anistas.