Eu sou um cidadão do céu

 

EU SOU UM CIDADÃO DO CÉU

TEXTO: Colossenses 3.1-4 (NTLH) e (BV)

Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. 
Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus. Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória.

1 - JÁ QUE VOCÊS, por assim dizer, voltaram a viver novamente quando Cristo Se levantou dentre os mortos, ponham agora os seus olhos nos ricos tesouros e alegrias que esperam por vocês no céu, onde Cristo está sentado ao lado de Deus, no lugar de honra e de poder. 
2 -  Que o céu ocupe os pensamentos de vocês; não gastem o tempo preocupando-se com coisas daqui de baixo. 
3 -  Vocês devem ter tão pouco desejo deste mundo como uma pessoa morta. A verdadeira vida de vocês está no céu com Cristo e com Deus. 
4 - E quando Cristo, que é a nossa vida verdadeira, vier de novo, então vocês brilharão com Ele e participarão de todas as suas glórias.

OBSERVAÇÃO:

Quem é nascido de Deus não pertence mais a este mundo. Aqui não é mais nossa pátria. Eu nunca morei no exterior, já fiz algumas viagens para outros países, mas nunca morei por um período longo. Eu penso que o que Paulo está tentando nos comunicar aqui passa por isso.

Eu devo passar a sonhar com um lugar onde nunca estive, eu passo a desejar este lugar sem nunca ter visto uma foto, uma reportagem especial do Globo Repórter, sem nunca uma expedição do National Geographic ter ido lá. Mas eu começo a sentir que lá é o meu lugar. Eu já não me sinto à vontade com a língua, com a comida, com o modo de ser da gente aqui deste planeta. Eu quero ir para este outro lugar, pois em Cristo eu fui criado para lá.

Paulo usa três expressões, que estou tirando da versão da Bíblia Viva: “Ponham agora seus olhos nos ricos tesouros e alegrias que esperam por vocês no céu...”; “Que o céu ocupe os pensamentos de vocês...”; “A verdadeira vida de vocês está no céu...”.

PRÁTICA:

Se isto é verdade, e é a mais pura e cristalina verdade. Por que não ouvimos falar do céu? Por que o céu não faz parte do nosso imaginário evangélico. Por que tudo que falamos tem haver sobre como viver melhor neste mundo? Eu mesmo tenho pregado quase 100% de mensagens sobre como viver aqui na terra. Por que o céu perdeu a sua importância para nós?

Como cidadãos do céu, penso que isto se torna uma grande ofensa para Deus. Da mesma forma que tornaria uma ofensa para qualquer país enviar um embaixador para outra nação e este embaixador se apaixonar tanto pela nova nação que abandona sua cidadania para assumir uma nova nacionalidade.

Como cristão eu sou embaixador de Cristo aqui na terra. Eu represento os interesses e pensamentos da minha pátria celestial. Meu desejo deve ser preocupar-me com as coisas do meu país e envolver-me com aquilo que é interesse e desejo do meu país. Toda minha vida e história estão ligadas àquele povo e àquela gente.

ORAÇÃO:

Senhor. Hoje eu pude perceber uma grande falha em mim. Eu me apeguei demais a esta terra. Eu não sou daqui, eu não pertenço a este mundo, mas vivo como se daqui fosse. Não sinto saudades, não sinto desejos, não sinto ligação com minha verdadeira pátria que é o céu. Perdoa-me por esta traição à minha pátria, e me enche de alegria de pensar o que eu tenho aí à minha disposição. Tira de mim todo apego a esta vida. Em nome de Jesus.

 

Pr. Gedimar de Araújo.